2 de junho de 2011

Você já sabe o que são redes sociais?


Você já sabe o que são redes sociais? Já ouviu falar sobre elas? Nesse Blog falarei um pouco das tão faladas ultimamente na Internet. São as chamadas redes sociais.
Segundo a Wikipedia  Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns”
Rede Social é uma das formas de interagir relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus grupos de interesses mútuos, neste caso, através do computador, de um celular ou até mesmo do mais recente lançamento, os tablets. Milhares de usuários da internet são membros de uma ou mais redes sociais. Eles escolhem se querem conectar-se ou não, a alguém.
As redes sociais podem funcionar de diversas formas, como, por exemplo, redes de relacionamentos (Facebook, Orkut, Myspace, Twitter, Youtube, Vimeo), redes profissionais (LinkedIn), ou até mesmo através de blogs (blogger).

Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social.
As redes sociais na internet congregam 29 milhões de brasileiros por mês. Nada menos que oito em cada dez pessoas conectadas no Bra-sil têm o seu perfil estampado em algum site de relacionamentos. Elas usam essas redes para manter contato com os amigos, conhecer pessoas – e paquerar, é claro, ou bem mais do que isso. Os brasileiros já dominam o Orkut e, agora, avançam sobre o Twitter e o Facebook. Para cada quatro minutos na rede, os brasileiros dedicam um a atualizar seu perfil e bisbilhotar o dos amigos, segundo dados do Ibope Nielsen Online. Em nenhum outro país existe um entusiasmo tão grande pelas amizades virtuais. A internet tornou-se um vasto ponto de encontro de contatos superficiais.
Por definição, uma rede social on-line é uma página na rede em que se pode publicar um perfil público de si mesmo – com fotos e dados pessoais – e montar uma lista de amigos que também integram o mesmo site. Como em uma praça, um clube ou um bar, esse é o espaço no qual as pessoas trocam informações sobre as novidades cotidianas de sua vida, mostram as fotos dos filhos, comentam os vídeos caseiros uns dos outros, compartilham suas músicas preferidas e até descobrem novas oportunidades de trabalho. Tudo como as relações sociais devem ser, mas com uma grande diferença: a ausência quase total de contato pessoal.
Na internet, é fácil administrar uma enorme rede de contatos, com pessoas pouco conhecidas, porque estão todos ao alcance de um clique. A lista de amigos virtuais é uma espécie de agenda de telefones, com a vantagem de não ser necessário ligar para todos uma vez por ano para não ser esquecido. Basta manter o perfil atualizado e acrescentar à página comentários sobre, por exemplo, suas atividades cotidianas. Isso cria um efeito conhecido como "sensação de ambiente". É como se cada um dos contatos de determinada pessoa estivesse fisicamente presente no momento em que ela reclama de uma coceira nas costas ou comenta sobre a música que está ouvindo.
Ao fim e ao cabo, usar as redes sociais para fazer uma infinidade de amigos – quase sempre não muito amigos – é uma especialidade de Brasil, Hungria e Filipinas, países que têm o maior número de usuários com mais de 150 contatos virtuais. Uma pesquisa nos Estados Unidos, por exemplo, mostrou que 91% dos adolescentes usam os sites apenas para se comunicar com amigos que eles já conhecem. Parecem saber que, como dizia Aristóteles, amigos verdadeiros precisam ter comido sal juntos. O que você está esperando? Saia um pouco da sua página virtual, pare de bisbilhotar a dos outros, dê um tempo nas conversinhas que só pontuam o vazio da existência e vá viver mais.
Veja alguns personagens da vida real registrados pela revista VEJA. Muito interessante. (Fonte:http://veja.abril.com.br/blog/acervo-digital/internet/internet-o-fenomeno-das-redes-sociais-nas-paginas-de-veja/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.